As imagens com drone são sem dúvida a grande novidade do momento.

Os drones tem várias utilidades que vão desde o lazer até trabalhos em locais inacessíveis.

Os drones para viagens ou eventos em familia são de tamanho menor geralmente dobráveis que cabem no seu bolso e controlados por apps em smartphones. Estes drones não tem GPS e a distancia que ele vai é limitada, assim como seu voo que tem que ser feitas em condições especificas ou seja de dia, sem vento e em local totalmente aberto. Para estes equipamentos não é exigido nenhum tipo de licença. Mesmo com seu pequeno tamanho é aconselhável ser operado por pessoas maiores de 18 anos, pois pode ocasionar algum acidente atingindo pessoas em caso de alguma queda por falta de habilidade.

Aparentemente pode parecer um brinquedo inofensivo, mas não é. 

Veja algumas imagens destes equipamentos.

Drone Skytech

 Drone eachine
Drone Eachine branco
                 
Drone Eachine rosa



Drones com controle via rádio e alcance de voo maior tem algumas exigências para a sua utilização, além da habilidade para usar o equipamento. Em primeiro lugar deve ser feito a certificação na Anatel e Anac.

Estes drones são equipados com uma série de funções tecnológicas que garantem algumas situações mais seguras como em caso de perda de sinal ou bateria baixa alem do recomendável ele volta e pousa no local de decolagem, assim como algumas funções programáveis que facilitam o trabalho do profissional.

Um dos maiores problemas senão o maior é a bateria que em media com segurança chega a voar no máximo entre 25 e 30 minutos. Então é necessário trabalhar com no minimo 3 baterias para que você possa fazer um serviço de uma hora. Outro equipamento necessário é um carregador múltiplo pois dependendo do serviço exigido. O carregador comum leva de pelo menos duas horas para carregar, enquanto no múltiplo em duas horas você carrega todos as baterias, controle e até smartphone.
Carregador Múltiplo

Outra preocupação é a maleta ou mochila para transporte do equipamento que deve ser uma preocupação maior para quem quer evitar qualquer dano ao equipamento. Procure aquelas que são a prova d´água e bem resistentes e que tenham espaço para as baterias extras, assim como outros acessórios.

Maleta para Mavic

As gravações em vídeo tem a necessidade de uma edição, que é a parte que exige um trabalho mais demorado e detalhado.

 Serviços com drone


As fotos podem ser HD ou 4K e muitas vezes não tem necessidade de edição, fazendo com que o trabalho seja um pouco mais rápido.


Os equipamentos mais profissionais não voam em diversas condições, perto de aeroportos ou em rota
de aeronaves que são bloqueado pelo software para evitar graves acidentes. Mesmo se for um voo interno o equipamento não funciona o que é uma falha que tem que ser corrigida pelos fabricantes que no meu entender é muito fácil de solucionar.

Outras situações para fazer voos em cima de uma grande quantidade de pessoas é preciso que as mesmas autorizem. O que temos que entender é que é uma aeronave como qualquer outra, e que apesar do seu tamanho pode causar acidentes graves, basta ver o que um pássaro causa de dano em uma turbina de um avião.

Os equipamentos que tem sistema de GPS para voar tem a necessidade de calibrar quando o primeiro voo e que podem ser necessários se estiver em outras regiões mesmo que esteja no mesmo país.

Além das baterias extras é necessário comprar hélices extras, pois tem pode haver algum dano e se acontecer ela desbalanceia e deve ser trocada pois pode prejudicar o voo.

Para concluir os drones serão peça importante, pois vão poder levar medicamentos, comida e muita coisa para facilitar a vida de pessoas isoladas, inclusive em caso de calamidade.

Comentários